Ações Menores, Maiores e Agilidade

Em Athelis, você deverá tomar muitas decisões, todas elas requerem uma Ação Menor ou uma Ação Maior para poder realizá-las.

Ação Menor

Ações Menores são ações que exigem menos esforço, seja físico, mental, mágico, etc. Essas ações causam resultados menores mas em contrapartida podem ser realizadas mais vezes por turno. Em base, um jogador tem 1 ação menor por turno.

Ação Maior

Ações Maiores são ações que exigem mais esforço, seja físico, mental, mágico, etc. Essas ações causam resultados maiores mas em contrapartida podem ser realizadas menos vezes e, às vezes, com consequências maiores. Em base, um jogador possui 1 ação maior por turno.
Se preferir, é possível substituir 1 ação maior por 2 ações menores para realizar naquele turno.

Agilidade

Os turnos demoram em torno de 6 segundos para serem realizados, nesse tempo é realizado pensamento, decisão e realização da ação desejada. Porém, há criaturas capazes de pensar e agir com extrema agilidade, essas criaturas são capazes não só de se mover mais rápido, mas garantem mais de uma ação dentro desses 6 segundos.

Agir requer diferentes quantidades de esforço, algumas ações requerem uma quantidade grande de esforço e/ou tempo, algumas requerem uma quantidade pequena.
No nível base de agilidade (1), a cada turno, cada personagem pode realizar uma Ação Maior ou uma Ação Menor.

Porém, ao aprimorar sua agilidade, o jogador será capaz de realizar mais ações menores.
O jogador possui 1 ação menor por nível de agilidade que pode realizar em seus turnos.

Porém, uma Ação Maior requer todo seu esforço naquele turno, portanto, você é apenas capaz de realizar uma Ação Maior no seu turno e nada mais, a não ser que tenha uma habilidade que mude esta regra.

Você pode evoluir o nível de sua agilidade em certos níveis, com certas habilidades, certas Paradigma, certas Raças e o seu Espírito dita seu nível inicial de Agilidade.

Links Relacionados